"A Odontologia é uma profissão que requer, dos que a ela se dedicam, o senso estético do artista, a destreza manual do cirurgião, o conhecimento científico do médico, e a paciência de um monge."

25/09/2009

De onde vem o medo do dentista?

Ainda hoje a imagem que a maioria da população tem sobre a Odontologia ainda está muito ligada à dor, ao sofrimento, a tortura... Ainda temos a fama de “carrascos”.
Mas, porque isso acontece? Será que o nosso paciente tem realmente motivos para isso?

Primeiro temos que considerar o seguinte fato; normalmente a opinião das pessoas a respeito dos dentistas se baseia em experiências anteriores (negativas, na maioria dos casos) e em relatos de terceiros (mídia, amigos, familiares...).
Um outro fator relevante é que a Odontologia mexe com todos os sentidos do paciente (tato, paladar, olfato, audição e visão) e a reação natural a isso é a dor ou a possibilidade de dor.


Hoje sabemos que um indivíduo emocionalmente abalado (com medo ou estressado, por exemplo) tem uma maior sensibilidade à dor se comparados àqueles indivíduos “calmos”.
Outro fato é a região de atuação do dentista, ou seja, a boca. Muitos pacientes se sentem intimidados, constrangidos por terem um “espaço privado” invadido por um estranho.
O paciente também se sente coagido no nosso ambiente de trabalho, pois, pra ele é um lugar extremamente hostil, o que gera muita ansiedade uma vez que, não sabe o que irá acontecer com ele lá dentro.


Ainda existe uma outra barreira; o preço do tratamento. Pois é, nem todos têm condições de arcar com os custos de um tratamento ou tem acesso fácil aos serviços públicos.

Diante de tudo isso, o que nós, profissionais da área podemos fazer para diminuir esse medo?
Temos que ser calmos, pacientes e mostrar interesse pelo problema do paciente.
Passar segurança, mantendo um bom diálogo e explicando tudo que será realizado, ajuda muito a diminuir a ansiedade e consequentemente o medo que o paciente carrega consigo.

4 comentários:

  1. eh isso mesmo que eu sinto! kkkkkkk

    vlws linee

    ResponderExcluir
  2. hAUHHUA.........................................

    tEM CERTEZA Q TU QUER SER DENTISTA? PODIA SER PARTE DA DUPLA DE CRIAÇÃO COMO REDATORA!!!! IA GANHAR MAIS DINHEIRO E TER MAIS GLAMOUR.........

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    ÓTIMo O TEXTo...

    bJOmELIga

    ResponderExcluir
  3. como diz minha subrinha: nunca confie numa pessoa de branco...elas sempre trazem agulhas e alicates encondidas em algum lugar...


    putz muito bom texto legal mesmo

    see ya kisses

    ResponderExcluir
  4. Aline... O novo visual do seu Blog está uma maravilha.... depois vc me apresenta o designer...rsrs


    Bjo

    ResponderExcluir