"A Odontologia é uma profissão que requer, dos que a ela se dedicam, o senso estético do artista, a destreza manual do cirurgião, o conhecimento científico do médico, e a paciência de um monge."

19/07/2010

Falta de Higiene Bucal pode provocar Acidente Vascular Cerebral


SÃO PAULO [ ABN NEWS ] - Você sabia que doenças cardiovasculares, diabetes, pneumonia, entre outras podem ser prevenidas com cuidados básicos de higiene bucal? Manter os dentes sadios é uma das principais maneiras de se evitar problemas de saúde graves e até irreversíveis como o AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

A proliferação de bactérias bucais causam a periodontite, doença que compromete os tecidos ao redor da raiz dos dentes, causando inflamações e alterações ósseas, levando inclusive a perda dos dentes. Além disso, a doença periodontal age no organismo de forma silenciosa e é um dos principais agravantes no desenvolvimento de sérios problemas de saúde. 

Dr. Mauricio Querido, especialista e mestre em implantes, explica que a proliferação de bactérias na boca são as responsáveis por baixar a imunidade e desfavorecer o controle dos níveis de glicemia, causando diabetes e pneumonia, além disso, as toxinas da doença periodontal, agem diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos alterando o metabolismo das gorduras no sangue, o que facilita a ocorrência de trombose vascular, percussora de problemas cardiovasculares.

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 6% dos brasileiros vão ao dentista regularmente, o que aumenta a incidência de problemas de saúde que podem iniciar-se pela boca.

Uso de fio dental e escovação após as refeições, evitam o acúmulo de placas bacterianas e previne a doença periodontal, uma das portas para diversos problemas de saúde. Atitudes simples, como visitas regulares ao dentista, proporcionam vida longa.

Fonte: ABN

Um comentário:

  1. Olá. Agradeço a postagem deste texto que escrevemos um tempinho atrás.
    Dei uma passada pelo blog de vocês e achei muito interessante. Parabéns pelo trabalho.
    Abs
    Dr. Maurício Querido
    Visitem o nosso: www.drquerido.wordpress.com

    ResponderExcluir