"A Odontologia é uma profissão que requer, dos que a ela se dedicam, o senso estético do artista, a destreza manual do cirurgião, o conhecimento científico do médico, e a paciência de um monge."

08/09/2011

Formei. E agora, o que fazer?



O que fazer depois da formatura? Com certeza essa é a dúvida que assombra todo estudante. Quando formamos temos uma gama de opções para escolher. Fazer uma especialização?
Migrar para área de ensino e pesquisa (mestrado/doutorado)? As opções são muitas.
De acordo com o CFO a Odontologia Brasileira possui as seguintes especialidades regulamentadas:
a) Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
b) Dentística;
c) Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor-Orofacial; d) Endodontia;
e) Estomatologia;
f) Imaginologia Dento-Maxilo-Facial;
g) Implantodontia;
h) Odontologia Legal;
i) Odontologia do Trabalho;
j) Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
l) Odontogeriatria;
m) Odontopediatria;
n) Ortodontia;
o) Ortopedia Funcional dos Maxilares;
p) Patologia Bucal;
q) Periodontia;
r) Prótese Buco-Maxilo-Facial;
s) Prótese Dentária; e,
t) Saúde Coletiva.


E que tal virar empresário do ramo? Dono de clínica? Dono de Dental? rs
Dividir consultório? Trabalhar para os outros? SUS? Ser perito? Ser auditor?
É de deixar qualquer um confuso, não é verdade?!
Talvez o melhor a ser feito é ir observando e investindo desde a graduação nas suas habilidades e inclinações. Conversando com pessoas já formadas, com os professores.. enfim..
Pesquisando sobre as áreas que mais interessam. E tentar se planejar. Tudo é investimento!
E enquanto a gente não decide vamos estudar!!! Porque isso nunca é demais!

9 comentários:

  1. Clara Mesquita Ferreira Gomes8 de out de 2011 14:07:00

    Tô cursando o terceiro ano do ensino médio e vou fazer vestibular daqui duas semanas e pretendo cursar Odontologia e quero deixar claro aqui que teu blog me ajudou MUITO e me estimulou mais ainda a querer odonto! já indiquei pra todos meus amigos que querem odonto também!
    Parabéns e MUITO OBRIGADA pelo blog!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom, como falar... Desisti da Odonto para fazer Biblioteconomia em 2009, mas ainda gosto de ler sobre a área. Gostei do blog. Também tenho um, nada a ver com este, sobre mídias digitais.
    Quero ler outras postagens, ok?

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. estou querendo largar essa merda de profissão.
    É a coisa mais estressante da face da terra. É o maior arrependimento da minha vida ter feito esse curso, se arrependimento matasse...

    ResponderExcluir
  4. não sei se me pode responder a esta pergunta mas, estou no 12º ano de artes visuais e é um curso que adoro e sou boa, no entanto sempre tive um desejo de seguir medicina dentária, como tal estou a pensar em candidatar-me ao exame de biologia/geologia e já tenho o de matemática b, consigo entrar?

    ResponderExcluir
  5. Eu também me formei e vou escolher odontogeriatria porque gosto muito de ajudar as pessoas maiores.

    ResponderExcluir
  6. NAO INDICO NGM A FAZER ODONTOLOGIA. ESTOU NO 7ºSEMESTRE E É UMA PROFISSAO EXTREMAMENTE DESVALORIZADA. VAO FAZER OUTRA COISA DA VIDA. ISSO É SO ILUSAO.

    ResponderExcluir
  7. Estou no 8 período de odontologia e não indico ninguém a fazer esse curso ao menos q vc goste muito, eu só entrei pra não ficar parado, minha vontade é fazer medicina, não quero desvalorizar o dentista mais essa profissão é muito sem futuro, meus próprios professores dizem q dentista é tudo liso, vc gasta quase 10 mil em matérias, mais 2 mil por mês se a faculdade for particular , pra se formar e n ganhar nem 1500 ao mês, pra vcs q pensam em entrar nesse curo, pensem duas vezes, me arrependo muito, mais se deus quiser com meus estudos vou passar em medicina este ano.

    ResponderExcluir
  8. Só não ganha dinheiro quem não quer

    ResponderExcluir
  9. Me arrependo muitooo de ter feito odontologia. Péssima profissão.

    ResponderExcluir